domingo, 28 de fevereiro de 2010

Twitter, orkult, youtube, blog, SMS, Chat, VoIP, Wiki, redes sociais, google

O que são estas tecnologias e exemplos de como as empresas estão usando-as em seus negócios

Twitter

(pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.

É o caso da paulista Intentio, fundada neste ano pelo administrador de empresas Filipe Costa, 28 anos, e pelo publicitário Fábio Carletto, 31 anos. “Nosso País é campeão mundial em diversos aspectos da mídia social, como penetração, tempo de visitação e média de amigos por usuário. Por isso é um grande mercado e um bom laboratório de experiências de uso e modelos de negócios”, afirma Costa.

Para os sócios, as empresas veem nas mídias sociais uma forma de “se inserir na vida dos consumidores” e a possibilidade de estabelecer “um relacionamento mais intenso”. Uma das ideias dos jovens empresários é lançar um concurso de música no Orkut com campanha no Twitter, no qual os usuários poderão enviar composições e votar nas de sua preferência: “Os próprios usuários (votantes ou talentos) poderão divulgar as músicas no Twitter, Orkut ou Facebook clicando em um ícone que aparecerá no perfil de cada participante”.


Orkut

é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008.[3] e o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado.

Sede do orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.[4][5][6][7]

Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

Com mais de 10 milhões de usuários cadastrados, a facilidade para estreitar relacionamentos no Orkut é imensa, impensável em outras épocas. Para que todos possam usufruir dessa rede de contatos, o escritor André Telles acaba de lançar o livro ?Orkut.com?, onde ele ensina, por meio de técnicas de marketing, como pessoas e empresas podem tirar proveito do site. Conseguir emprego, encontrar pessoas, construir uma lista de contatos e exercitar o networking, pesquisar novos clientes. Essas são apenas algumas vantagens do Orkut, o maior site de relacionamento do mundo. Mas claro que entre tantas coisas boas, existe também o lado ruim, os comentários maldosos, as mentiras. Para isso também existem soluções e elas precisam ser estrategicamente pensadas. Pensando nisso, o publicitário André Telles, acaba de lançar ?ORKUT.COM? - Editora Landscape - um livro totalmente voltado para pequenas e grandes empresas, e para todas as pessoas que desejam tirar proveito em relação a negócios. O autor explica 5 estratégias de Marketing para se obter sucesso na rede do Orkut, que vão desde o Marketing Pessoal, Marketing de Relacionamento, Marketing de Guerrilha, Marketing Viral e Segmentação de Mercado, tendo como Orkut Marketing o ?mix? dessas estratégias. ?Geralmente as pessoas se cadastram no site como um simples passatempo, e não imaginam o quanto pode ser proveitoso em termos de negócios?, explica o escritor. Atualmente várias empresas utilizam o Orkut para selecionar seus candidatos, pois com um simples clique pode se obter informações que não se conseguiria com uma simples entrevista. Por isso o autor dá dicas de quais comunidades às pessoas devem entrar e quais os cuidados que se deve tomar no que se escreve nos ?scraps?. Explica também como os e-mails devem ser enviados citando o tamanho dos arquivos, a velocidade das respostas, a relevância para os consumidores, a freqüência das mensagens e também como atuar dentro da ética de acordo com a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto). As empresas também começaram a utilizar o artifício de criar comunidades para saber o que as pessoas pensam de seus produtos, o que traz muitos benefícios, pois assim elas podem melhorar sua aceitação e tirar proveito das dúvidas por meio do seu consumidor. O Brasil é o país com o maior número de usuários cadastrados, cerca de 73%, superando inclusive os Estados Unidos. São muitas as razões que levam as pessoas a se cadastrarem na rede, mas, aproximadamente 84% estão participando para fazer novas amizades e encontrar velhos amigos. O Orkut é um site de relacionamento que pertence ao grupo Google, e foi criado em 22 de janeiro de 2004, com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. O Grupo Google é uma forte potência mundial em termos financeiros, com o valor estimado de 109 bilhões de dólares na bolsa, superando a Oracle, a Time Warner e ainda a Coca-Cola. Nos últimos doze meses o grupo obteve um faturamento de 5,2 bilhões de dólares.

YouTube

é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal[1] um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.

O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006[2]) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

Depois de saciar a curiosidade dos internautas em busca de gafes de celebridades e situações inusitadas envolvendo anônimos, o site de vídeos YouTube caiu no gosto de imobiliárias. Diversas dessas empresas passaram a utilizar o endereço para oferecer apartamentos e casas que podem ser comprados ou alugados. A iniciativa, afirmam, dá resultados.

“As fotos que divulgamos no nosso site têm um papel importante. No entanto, por serem estáticas, elas não dão uma noção exata de dimensão e espaço dos locais que oferecemos”, afirmou João Luiz Oliveira Quim, sócio da Tropical Imóveis, em São Paulo. Atualmente, a empresa apresenta cerca de dez imóveis na página, mas pretende aumentar esse número em breve.

Quim, que cuida pessoalmente da filmagem e efeitos especiais apresentados no vídeo -- como aquele em que a imagem de uma fechadura se expande para mostrar um apartamento em Guarulhos --, afirma ter vendido um imóvel e alugado outros dois com a divulgação no YouTube. A idéia surgiu há cerca de dois meses, por conta da facilidade de uso do site, e teve investimento de cerca de R$ 4 mil. O corretor já tinha o computador e o software para edição de imagens e, por isso, comprou apenas uma câmera digital e placa de vídeo.

André Thiago Losso, diretor da Imobiliária Nobre, em Curitiba, também aposta que os vídeos podem ajudar a turbinar as vendas. Em três meses, ele colocou cerca de dez arquivos no site e afirma que já teve retorno de clientes que acharam a iniciativa interessante. Por enquanto, a página ainda não gerou nenhum contrato, mas ele acredita que os resultados devem aparecer em breve. “Vamos linkar os vídeos com nosso site e isso vai ajudar a divulgar os imóveis que temos disponíveis”, disse.

Os usuários interessados em usar o YouTube para procurar imóveis devem estar preparados para tudo. Há vídeos profissionais, produções caseiras bastante rústicas, construtoras que transformam as imagens de plantas em vídeos, pessoas que passam em frente à câmera atrapalhando a filmagem e até imobiliárias que apostam em músicas de fundo para “envolver” possíveis compradores. Se o acesso a esses arquivos não render negócios, alguns podem, pelo menos, garantir a diversão dos internautas.

Blog

é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).

A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.


SMS

é a sigla em inglês para "serviço de mensagens curtas". Através deste serviço você pode receber em seu telefone celular diversos tipos de informação através de uma mensagem de texto.

Basta você escolher o que deseja e efetuar o cadastro para receber o conteúdo SMS produzido pela equipe de redação do portal Terra.

Entre as opções estão notícias gerais do Brasil e do Mundo, informações financeiras, previsão do tempo, horóscopo, resultados das loterias e, claro, o melhor em informação esportiva, com tênis, fórmula-1 e tudo sobre o futebol brasileiro e mundial.

Chat

, que em português significa "conversação", ou "bate-papo" usado no Brasil, é um neologismo para designar aplicações de conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em sítio web ou mensageiros instantâneos.


Voz sobre IP

também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP. Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente no qual os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.


Wik

É uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link do fim da página, dependendo do modelo que estiver usando). É isso aí...

Por exemplo, esta frase que agora está a ler foi acrescentada por alguém que a editou. Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.

Este site é um trabalho colaborativo na Web, em constante expansão e aprimoramento, com os leitores criando páginas acerca de seus interesses, comentando páginas antigas, propondo páginas novas etc. É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikipédia, distribui a mesma versão aqui utilizada sob a licença GNU (open source).

Uma característica notável das ferramentas Wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre, assim como se faz na Wikipédia e em outros projetos que utilizam Wikis.


Rede Social

É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

Segundo Fritjof Capra, "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". São também consideradas como uma medida de política social que reconhece e incentiva a atuação das redes de solidariedade local no combate à pobreza e à exclusão social e na promoção do desenvolvimento local. As redes sociais são capazes de expressar idéias políticas e econômicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes. Esse segmento que proporciona a ampla informação a ser compartilhada por todos, sem canais reservados e fornecendo a formação de uma cultura de participação, é possível, graças ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação, à globalização, à evolução da cidadania, à evolução do conhecimento científico sobre a vida etc. as redes unem os indivíduos organizando-os de forma igualitária e democrática e em relação aos objetivos que eles possuem em comum.

O verbo googlar (ou "guglar") (inspirado no inglês to google) é um neologismo que significa executar uma pesquisa na Internet pelo motor de busca Google. A nova palavra é uma evidência clara da grande popularidade atingida pelo Google. A Sociedade Americana de Dialectos escolheu o verbo to google como a "palavra mais útil de 2002".

Outro uso da palavra é dizer que algo "não é google", que indica que não é uma informação útil.

Google

Pode ser também como substantivo, significando "sistema de busca". Os termos derivados kilogoogle (1000 páginas encontradas) e megagoogle (58 kilogoogles) são raramente usados.

Google não incentiva o uso de qualquer palavra relacionada à sua marca registrada, já que teme um possível desgaste da mesma como ocorreu com Yo-yo, Xerox, Gillette, etc. A empresa já enviou uma carta para Paul McFedries, criador de wordspy.com [1] um website de neologismos.

De qualquer modo, Google também vende o "I Google" Tee, que usa "Google" como verbo no produto e na descrição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário