domingo, 28 de fevereiro de 2010

Internet - intranet - extranet

Definição dos conceitos, diferença entre eles e uso destas ferramentas.

Internet

É um sistema mundial de redes de computadores – é a rede das redes – na qual usuários de qualquer computador podem, se tiverem permissão, obter informações de qualquer outro computador. Hoje a Internet é uma entidade pública, cooperativa e auto-sustentável, que tem acesso de centenas de milhões de pessoas no mundo todo. Fisicamente, a Internet utiliza uma parte dos recursos totais da rede de telecomunicações pública já existente (operadores de telecomunicação que prestam serviços). Tecnicamente, o que distingue a Internet é o uso de um conjunto de protocolos chamados TCP/IP - Transmission Control Protocol/Internet Protocol. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de rede de telecomunicações utilizado para Internet, intranet e extranet e que se tornou um padrão de fato definido pelo World Wide Web Consortium - W3C (Turban, McLean e Wetherbe, 2004).

O World Wide Web Consortium (W3C) foi criado em 1994 com o objetivo de desenvolver tecnologias, denominadas Web Standards (ou Padrões Web) para a criação e a interpretação dos conteúdos para Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa independentemente da plataforma ou dispositivo usado, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet usando programas chamados browsers ou navegadores. Mais informações podem ser obtidas em http://pt.wikipedia.org/wiki/W3C (acessado em 17 jun 2005).

Intranet

(Web Interna) é o uso das tecnologias e protocolos da Internet (WWW) para criar uma rede privada, geralmente dentro de uma empresa. São projetadas para serem redes abertas, seguras e internas, cujo software de navegação oferece acesso fácil para seus usuários acessarem informações de uma empresa, usando para isso conceitos e ferramentas da Web (Turban, McLean e Wetherbe, 2004). Vamos ver um exemplo do uso da intranet: o gerente de R.H. utilizando um navegador Web, consegue visualizar currículos de funcionários, acessar as normas e procedimentos da empresa, além de poder revisar qualquer documento desejado. As Intranets podem ser implantadas utilizando-se tipos diferentes de tecnologias de rede de área local (LAN). Estão, normalmente, conectadas à Internet, para que a empresa tenha condições de conduzir ações de comércio eletrônico, trocar informações com clientes e fornecedores, entre outras. Essas atividades são proporcionadas pela extranet.

Extranet

É um outro tipo de infra-estrutura que interliga diversas empresas, permitindo a comunicação segura entre parceiros empresariais via Internet. A extranet é uma extensão da intranet da empresa, onde os usuários remotos se conectem de forma segura, via Internet ou redes privadas, à intranet principal da empresa. Sua característica é usar software de acesso remoto para autenticar e criptografar (embaralhar os dados, de forma que não possam ser reconhecidos por usuários não-autorizados), dados que trafegam entre o usuário remoto e a intranet. A extanet oferece acesso limitado às intranets das empresas participantes, bem como a indispensável intercomunicação, utilizando as mesmas tecnologias da Internet. As extranets viabilizam aplicações inovadoras de comércio eletrônico, com menor custo de comunicação (O’Brien, 2001; Turban, McLean e Wetherbe, 2004).Vamos ver um exemplo prático do uso da extranet! A Ulbra disponibiliza o seu portal corporativo para acesso de alunos professores, diretores, fornecedores, e outros pelo endereço www.ulbra.br . Os professores da Ulbra têm uma senha especial para acessar o banco de dados e alimentar dados sobre notas dos alunos e conteúdo de disciplinas. Os alunos têm uma senha especial para consultar notas, conteúdo de disciplinas, histórico escolar, entre outros. Nesses dois casos ilustrados, tanto os professores quanto os alunos têm autorização para cessar as informações corporativas da Ulbra através da sua extranet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário