domingo, 28 de fevereiro de 2010

FACULDADES DEL REY ADMINISTRAÇÃO 1° PERIODO
FACULDADES DEL REY ADMINISTRAÇÃO 1° PERIODO

TI aplicada às PME's (Pequenas e Médias Empresas)

Exemplos, na pratica, de como a Tecnologia da Informação pode ajudar as Pequenas e Médias Empresas

Estima-se que o uso de computadores em pequenas empresas ao longo dos últimos 5 anos, cresceu 30-80%, dependendo da localização e natureza do negócio (Palvia & Palvia, 1999).

Entretanto tal estatística indica que o aumento do uso ocorre principalmente nas funções operacionais e administrativas e não em atividades estratégicas e de tomada de decisões (Fuller, 1996).

Pesquisas já realizadas em TI (Tecnologia da Informação) em áreas especificas, padrões de uso da informática, fatores de êxito, percepção de uso da TI. Fuller (1996) também fornece ampla análise das questões de TI nas pequenas empresas.

Entretanto pouca literatura foi encontrada relativa à análise da TI em pequenas empresas, principalmente em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

O objetivo deste artigo é descrever o impacto organizacional derivado da implantação de Tecnologia da Informação em pequenas empresas considerando as indicações de Zuboff (1994). Consideram-se fatores como os três seguintes: a) aumento da continuidade; b) melhoria dos controles; c) aumento da compreensão das funções produtivas.

Importância da TI nas Organizações

Não há mais dúvidas de que para as funções da administração - planejamento, organização, liderança e controle - são de suma importância os sistemas que fornecem informações aos administradores. Para Stoner (1999) somente com informações precisas e na hora certa os administradores podem monitorar o progresso na direção de seus objetivos e transformar os planos em realidade.

Assim, para esse autor as informações devem ser avaliadas segundo quatro fatores:

. qualidade da informação - quanto mais precisa a informação, maior sua qualidade e com mais segurança os administradores podem contar com ela no momento de tomar decisões;

. oportunidade da informação - para um controle eficaz, a ação corretiva deve ser aplicada antes de ocorrer um desvio muito grande do plano ou do padrão; portanto as informações devem estar disponíveis para a pessoa certa no momento certo;

. quantidade da informação - dificilmente os administradores podem tomar decisões precisas e oportunas sem informações suficientes; contudo é importante que não haja uma inundação de informações, de modo a esconder as coisas importantes;

. relevância da informação - de modo semelhante, a informação que os administradores recebem deve ter relevância para suas responsabilidades e tarefas (Stoner, 1999).

O propósito básico da informação, dentro do contexto organizacional, de acordo com Oliveira (1998), é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos por meio do uso eficiente dos recursos disponíveis (pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação). Neste sentido, a teoria da informação considera os problemas e as adequações do seu uso efetivo pelos tomadores de decisão.

Segundo Oliveira (1998), a eficiência na utilização da informação é medida em relação ao custo para obtê-la e o valor do benefício derivado de seu uso. Associam-se à produção da informação os custos envolvidos na coleta, processamento e distribuição.

Chaves & Falsarella (1995) afirmam que há relação entre as características dos sistemas de informação e os estágios de desenvolvimento da Informática em que uma organização se encontra, conforme propõe Nolan (1977), o que vem descrito no Quadro 1 a seguir.

Cibercrimes e proteção de dados

Cibercrime está cada vez mais organizado. Como se proteger?

Talvez o leitor não conheça o pacote de softwares Turkojan, mas a semelhança com a palavra "trojan" não é acidental. Este é um dos diversos kits geradores de pragas virtuais disponíveis na internet, que tornam o cibercrime cada vez mais organizado e aumentam o rico de ataques virtuais, alerta o gerente de produtos da equipe X-Force da IBM, Dan Holden.

Cada vez mais profissionais, as armas do cibercrime se multiplicam em sigilo na rede. "Existem métodos que os invasores empregam para apagar qualquer tipo de rastro que leve uma investigação forense a um determinado endereço IP", afirma Bruno Rossini, gerente de relações públicas da Symantec no Brasil. "Além disso, os ataques são realizados por redes de bots (máquinas infectadas usadas para promover ataques sem o conhecimento do usuário)". E nesta área, o Brasil é um dos países com o maior volume de computadores "zumbis".

Twitter, orkult, youtube, blog, SMS, Chat, VoIP, Wiki, redes sociais, google

O que são estas tecnologias e exemplos de como as empresas estão usando-as em seus negócios

Twitter

(pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.

É o caso da paulista Intentio, fundada neste ano pelo administrador de empresas Filipe Costa, 28 anos, e pelo publicitário Fábio Carletto, 31 anos. “Nosso País é campeão mundial em diversos aspectos da mídia social, como penetração, tempo de visitação e média de amigos por usuário. Por isso é um grande mercado e um bom laboratório de experiências de uso e modelos de negócios”, afirma Costa.

Para os sócios, as empresas veem nas mídias sociais uma forma de “se inserir na vida dos consumidores” e a possibilidade de estabelecer “um relacionamento mais intenso”. Uma das ideias dos jovens empresários é lançar um concurso de música no Orkut com campanha no Twitter, no qual os usuários poderão enviar composições e votar nas de sua preferência: “Os próprios usuários (votantes ou talentos) poderão divulgar as músicas no Twitter, Orkut ou Facebook clicando em um ícone que aparecerá no perfil de cada participante”.


Orkut

é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008.[3] e o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado.

Sede do orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.[4][5][6][7]

Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

Com mais de 10 milhões de usuários cadastrados, a facilidade para estreitar relacionamentos no Orkut é imensa, impensável em outras épocas. Para que todos possam usufruir dessa rede de contatos, o escritor André Telles acaba de lançar o livro ?Orkut.com?, onde ele ensina, por meio de técnicas de marketing, como pessoas e empresas podem tirar proveito do site. Conseguir emprego, encontrar pessoas, construir uma lista de contatos e exercitar o networking, pesquisar novos clientes. Essas são apenas algumas vantagens do Orkut, o maior site de relacionamento do mundo. Mas claro que entre tantas coisas boas, existe também o lado ruim, os comentários maldosos, as mentiras. Para isso também existem soluções e elas precisam ser estrategicamente pensadas. Pensando nisso, o publicitário André Telles, acaba de lançar ?ORKUT.COM? - Editora Landscape - um livro totalmente voltado para pequenas e grandes empresas, e para todas as pessoas que desejam tirar proveito em relação a negócios. O autor explica 5 estratégias de Marketing para se obter sucesso na rede do Orkut, que vão desde o Marketing Pessoal, Marketing de Relacionamento, Marketing de Guerrilha, Marketing Viral e Segmentação de Mercado, tendo como Orkut Marketing o ?mix? dessas estratégias. ?Geralmente as pessoas se cadastram no site como um simples passatempo, e não imaginam o quanto pode ser proveitoso em termos de negócios?, explica o escritor. Atualmente várias empresas utilizam o Orkut para selecionar seus candidatos, pois com um simples clique pode se obter informações que não se conseguiria com uma simples entrevista. Por isso o autor dá dicas de quais comunidades às pessoas devem entrar e quais os cuidados que se deve tomar no que se escreve nos ?scraps?. Explica também como os e-mails devem ser enviados citando o tamanho dos arquivos, a velocidade das respostas, a relevância para os consumidores, a freqüência das mensagens e também como atuar dentro da ética de acordo com a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto). As empresas também começaram a utilizar o artifício de criar comunidades para saber o que as pessoas pensam de seus produtos, o que traz muitos benefícios, pois assim elas podem melhorar sua aceitação e tirar proveito das dúvidas por meio do seu consumidor. O Brasil é o país com o maior número de usuários cadastrados, cerca de 73%, superando inclusive os Estados Unidos. São muitas as razões que levam as pessoas a se cadastrarem na rede, mas, aproximadamente 84% estão participando para fazer novas amizades e encontrar velhos amigos. O Orkut é um site de relacionamento que pertence ao grupo Google, e foi criado em 22 de janeiro de 2004, com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. O Grupo Google é uma forte potência mundial em termos financeiros, com o valor estimado de 109 bilhões de dólares na bolsa, superando a Oracle, a Time Warner e ainda a Coca-Cola. Nos últimos doze meses o grupo obteve um faturamento de 5,2 bilhões de dólares.

YouTube

é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal[1] um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.

O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006[2]) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

Depois de saciar a curiosidade dos internautas em busca de gafes de celebridades e situações inusitadas envolvendo anônimos, o site de vídeos YouTube caiu no gosto de imobiliárias. Diversas dessas empresas passaram a utilizar o endereço para oferecer apartamentos e casas que podem ser comprados ou alugados. A iniciativa, afirmam, dá resultados.

“As fotos que divulgamos no nosso site têm um papel importante. No entanto, por serem estáticas, elas não dão uma noção exata de dimensão e espaço dos locais que oferecemos”, afirmou João Luiz Oliveira Quim, sócio da Tropical Imóveis, em São Paulo. Atualmente, a empresa apresenta cerca de dez imóveis na página, mas pretende aumentar esse número em breve.

Quim, que cuida pessoalmente da filmagem e efeitos especiais apresentados no vídeo -- como aquele em que a imagem de uma fechadura se expande para mostrar um apartamento em Guarulhos --, afirma ter vendido um imóvel e alugado outros dois com a divulgação no YouTube. A idéia surgiu há cerca de dois meses, por conta da facilidade de uso do site, e teve investimento de cerca de R$ 4 mil. O corretor já tinha o computador e o software para edição de imagens e, por isso, comprou apenas uma câmera digital e placa de vídeo.

André Thiago Losso, diretor da Imobiliária Nobre, em Curitiba, também aposta que os vídeos podem ajudar a turbinar as vendas. Em três meses, ele colocou cerca de dez arquivos no site e afirma que já teve retorno de clientes que acharam a iniciativa interessante. Por enquanto, a página ainda não gerou nenhum contrato, mas ele acredita que os resultados devem aparecer em breve. “Vamos linkar os vídeos com nosso site e isso vai ajudar a divulgar os imóveis que temos disponíveis”, disse.

Os usuários interessados em usar o YouTube para procurar imóveis devem estar preparados para tudo. Há vídeos profissionais, produções caseiras bastante rústicas, construtoras que transformam as imagens de plantas em vídeos, pessoas que passam em frente à câmera atrapalhando a filmagem e até imobiliárias que apostam em músicas de fundo para “envolver” possíveis compradores. Se o acesso a esses arquivos não render negócios, alguns podem, pelo menos, garantir a diversão dos internautas.

Blog

é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).

A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.


SMS

é a sigla em inglês para "serviço de mensagens curtas". Através deste serviço você pode receber em seu telefone celular diversos tipos de informação através de uma mensagem de texto.

Basta você escolher o que deseja e efetuar o cadastro para receber o conteúdo SMS produzido pela equipe de redação do portal Terra.

Entre as opções estão notícias gerais do Brasil e do Mundo, informações financeiras, previsão do tempo, horóscopo, resultados das loterias e, claro, o melhor em informação esportiva, com tênis, fórmula-1 e tudo sobre o futebol brasileiro e mundial.

Chat

, que em português significa "conversação", ou "bate-papo" usado no Brasil, é um neologismo para designar aplicações de conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em sítio web ou mensageiros instantâneos.


Voz sobre IP

também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP. Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente no qual os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.


Wik

É uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link do fim da página, dependendo do modelo que estiver usando). É isso aí...

Por exemplo, esta frase que agora está a ler foi acrescentada por alguém que a editou. Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.

Este site é um trabalho colaborativo na Web, em constante expansão e aprimoramento, com os leitores criando páginas acerca de seus interesses, comentando páginas antigas, propondo páginas novas etc. É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikipédia, distribui a mesma versão aqui utilizada sob a licença GNU (open source).

Uma característica notável das ferramentas Wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre, assim como se faz na Wikipédia e em outros projetos que utilizam Wikis.


Rede Social

É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

Segundo Fritjof Capra, "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". São também consideradas como uma medida de política social que reconhece e incentiva a atuação das redes de solidariedade local no combate à pobreza e à exclusão social e na promoção do desenvolvimento local. As redes sociais são capazes de expressar idéias políticas e econômicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes. Esse segmento que proporciona a ampla informação a ser compartilhada por todos, sem canais reservados e fornecendo a formação de uma cultura de participação, é possível, graças ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação, à globalização, à evolução da cidadania, à evolução do conhecimento científico sobre a vida etc. as redes unem os indivíduos organizando-os de forma igualitária e democrática e em relação aos objetivos que eles possuem em comum.

O verbo googlar (ou "guglar") (inspirado no inglês to google) é um neologismo que significa executar uma pesquisa na Internet pelo motor de busca Google. A nova palavra é uma evidência clara da grande popularidade atingida pelo Google. A Sociedade Americana de Dialectos escolheu o verbo to google como a "palavra mais útil de 2002".

Outro uso da palavra é dizer que algo "não é google", que indica que não é uma informação útil.

Google

Pode ser também como substantivo, significando "sistema de busca". Os termos derivados kilogoogle (1000 páginas encontradas) e megagoogle (58 kilogoogles) são raramente usados.

Google não incentiva o uso de qualquer palavra relacionada à sua marca registrada, já que teme um possível desgaste da mesma como ocorreu com Yo-yo, Xerox, Gillette, etc. A empresa já enviou uma carta para Paul McFedries, criador de wordspy.com [1] um website de neologismos.

De qualquer modo, Google também vende o "I Google" Tee, que usa "Google" como verbo no produto e na descrição.




Google

Como surgiu? Produtos principais.

Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje o site de busca mais usado no mundo, que foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.

O Google, hoje, fornece dezenas de outros serviços online, em sua maioria gratuitos, que incluem serviço de e-mail, edição e compartilhamento de documentos e planilhas, análise de sites, rede social, comunicação instantânea, tradução, compartilhamento de fotos e vídeos, entre outros; assim como ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notícias, imagens, vídeos e artigos acadêmicos.

A maior parte das receitas da Google provêm do serviço Google AdSense, que é voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados.

Em 2008 a empresa lançou sua plataforma para celulares inteligentes, o Android. Um ano depois ela introduziu a primeira versão de seu sistema operacional baseado na web Chrome OS.


Principais produtos Google

A evoluçao da google não para, pois ja ultra passou a MICROSOFT duas vezes e não para de crescer.
Os principais produtos são:
* AdSense AdSense
* AdWords AdWords
* Agenda Agenda - Definições
* Álbuns da web do Picasa Álbuns da web do Picasa - Definições
* Alertas Alertas - Gerenciar Ajuda
* Analytics Analytics - Definições
* Blogger Blogger - Definições
* Docs Docs - Definições
* Ferramentas para Webmasters Ferramentas para Webmasters
* Gmail Gmail - Configurações
* Google Friend Connect Google Friend Connect
* Grupos Grupos - Gerenciar assinaturas
* Histórico da web Histórico da web
* iGoogle iGoogle - Definições Adicionar conteúdo
* Links Inscritos Links Inscritos - Meus Links Inscritos
* Maps Maps - Meus mapas
* Notas Notas
* orkut orkut - Definições
* Page Creator Page Creator - Definições
* Pesquisa personalizada Pesquisa personalizada - Meus mecanismos de pesquisa
* Reader Reader - Definições
* Sites Sites
* Talk Talk
* YouTube YouTube



e-business

Conceito e exemplos

Caros amigos! Esta semana voltamos a falar de e-commerce tentando solucionar uma confusão existente sobre o que é e-business e o que é e-commerce. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário ou envie um e-mail. E lá vamos nós. =)

O que é o e-business?

O termo e-business já tem registro desde 1995 sob o nome de uma revista on-line, mas foi em 1997, em uma campanha criada pela Ogilvy & Mather, que a IBM popularizou o e-business. Ela associou o termo a novas oportunidade em negócios altamente conectados, ligando o termo diretamente a internet.

Na verdade o e-business é muito mais que isto. O e-business pode ser definido como sistemas de informação que auxiliam os processos de negócio. Estes sistemas podem ser desde B2C e B2B até CRM, Supply Chain Management (SCM) e gerenciadores de conteúdo. Claro que o termo varia de autor para autor, mas a essência é esta.

Vantagens do e-business

Algumas das principais vantagens do e-business são:

- integração: sistemas conectados como ERP e SCM facilitam a troca de informações;
- agilidade: informações em tempo real sobre o seu negócio, facilitam a tomada de decisão;
- transparência: todas as etapas envolvidas estão disponíveis para o nível gerencial.

Com o e-business entendido, podemos seguir para o e-commerce. Já vimos o que é e-commerce. Ele faz parte do e-business. Ele compreende não apenas a parte de compras e vendas, mas também o marketing, a logística, a infra-estrutura e o atendimento ao cliente.

Por fazer parte do e-business, o e-commerce deve seguir a mesma estratégia traçada. Ambos são essenciais para estabelecer um novo patamar para as empresas.

Conclusão

O e-business e o e-commerce recebem definições diferentes inclusive de autores respeitados, mas o mais importante é saber que eles existem e auxiliam as empresas a alcançar novos mercados, agilizar a troca de informações e estreitar relacionamento com clientes e fornecedores.




Internet - intranet - extranet

Definição dos conceitos, diferença entre eles e uso destas ferramentas.

Internet

É um sistema mundial de redes de computadores – é a rede das redes – na qual usuários de qualquer computador podem, se tiverem permissão, obter informações de qualquer outro computador. Hoje a Internet é uma entidade pública, cooperativa e auto-sustentável, que tem acesso de centenas de milhões de pessoas no mundo todo. Fisicamente, a Internet utiliza uma parte dos recursos totais da rede de telecomunicações pública já existente (operadores de telecomunicação que prestam serviços). Tecnicamente, o que distingue a Internet é o uso de um conjunto de protocolos chamados TCP/IP - Transmission Control Protocol/Internet Protocol. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de rede de telecomunicações utilizado para Internet, intranet e extranet e que se tornou um padrão de fato definido pelo World Wide Web Consortium - W3C (Turban, McLean e Wetherbe, 2004).

O World Wide Web Consortium (W3C) foi criado em 1994 com o objetivo de desenvolver tecnologias, denominadas Web Standards (ou Padrões Web) para a criação e a interpretação dos conteúdos para Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa independentemente da plataforma ou dispositivo usado, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet usando programas chamados browsers ou navegadores. Mais informações podem ser obtidas em http://pt.wikipedia.org/wiki/W3C (acessado em 17 jun 2005).

Intranet

(Web Interna) é o uso das tecnologias e protocolos da Internet (WWW) para criar uma rede privada, geralmente dentro de uma empresa. São projetadas para serem redes abertas, seguras e internas, cujo software de navegação oferece acesso fácil para seus usuários acessarem informações de uma empresa, usando para isso conceitos e ferramentas da Web (Turban, McLean e Wetherbe, 2004). Vamos ver um exemplo do uso da intranet: o gerente de R.H. utilizando um navegador Web, consegue visualizar currículos de funcionários, acessar as normas e procedimentos da empresa, além de poder revisar qualquer documento desejado. As Intranets podem ser implantadas utilizando-se tipos diferentes de tecnologias de rede de área local (LAN). Estão, normalmente, conectadas à Internet, para que a empresa tenha condições de conduzir ações de comércio eletrônico, trocar informações com clientes e fornecedores, entre outras. Essas atividades são proporcionadas pela extranet.

Extranet

É um outro tipo de infra-estrutura que interliga diversas empresas, permitindo a comunicação segura entre parceiros empresariais via Internet. A extranet é uma extensão da intranet da empresa, onde os usuários remotos se conectem de forma segura, via Internet ou redes privadas, à intranet principal da empresa. Sua característica é usar software de acesso remoto para autenticar e criptografar (embaralhar os dados, de forma que não possam ser reconhecidos por usuários não-autorizados), dados que trafegam entre o usuário remoto e a intranet. A extanet oferece acesso limitado às intranets das empresas participantes, bem como a indispensável intercomunicação, utilizando as mesmas tecnologias da Internet. As extranets viabilizam aplicações inovadoras de comércio eletrônico, com menor custo de comunicação (O’Brien, 2001; Turban, McLean e Wetherbe, 2004).Vamos ver um exemplo prático do uso da extranet! A Ulbra disponibiliza o seu portal corporativo para acesso de alunos professores, diretores, fornecedores, e outros pelo endereço www.ulbra.br . Os professores da Ulbra têm uma senha especial para acessar o banco de dados e alimentar dados sobre notas dos alunos e conteúdo de disciplinas. Os alunos têm uma senha especial para consultar notas, conteúdo de disciplinas, histórico escolar, entre outros. Nesses dois casos ilustrados, tanto os professores quanto os alunos têm autorização para cessar as informações corporativas da Ulbra através da sua extranet.



Tecnologia da informação (TI)

Tecnologia da Informação (TI

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo

Tecnologia
(do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento

Informação
É o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Comunicação
É um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

hardware,
Circuitaria
, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc).

Software

Logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.

Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um Bens de capital.

Dados

São pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Existem também dados de duas faces (representados por moedas), três faces (igual a um dado clássico de seis lados, mas com apenas três números, sendo cada um repetido duas vezes), quatro faces (em formato piramidal), oito faces, dez faces, 12 faces, 20 faces, entre outros.

Domínio público

No Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de bens culturais, de tecnologia ou de informação - livros, artigos, obras musicais, invenções e outros - cujos direitos econômicos não são de exclusividade de nenhum indivíduo ou entidade. Tais bens são de livre uso de todos, eis que integrando a herança cultural da humanidade.

Banco de dados

é um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.

Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado, de forma errônea, como sinônimo de SGDB.

Bens integrantes do domínio público podem ser objeto, porém, de direitos morais, cabendo sempre citar-lhe a autoria e a fonte.

Rede

(latim rete, is = "rede ou teia"), orginariamente exibe o significado de conjunto entrelaçado de fios, cordas, cordéis, arames, etc., com aberturas regulares, fixadas por malhas e nós, formando espécie de tecido aberto, destinado às aplicações, já presumivelmente pré-históricas, quer de caça quer de pesca, para fins de apresamento ou retenção do animal desejado.

Contudo, por assimilação analógica, ao longo dos tempos, passou a designar[carece de fontes?] "uma quantidade de pontos (nós ou nodos), concretos ou abstratos, interligados por relações de vários tipos".

Mais modernamente, redes passaram também a ser utilizadas noutras actividades, como na navegação, na construção (actividades em que as redes são fundamentalmente mecanismos de segurança), no desporto, etc..

O conceito de rede foi entretanto para um vasto leque de disciplinas, que vão da sociologia (redes sociais) à informática (redes de computadores).

Na área da comunicação,foi Paul Baran quem classificou dois tipos fundamentais de redes, as Centralizadas e as Distribuidas. As Centralizadas definem uma estrutura que eleva um ponto(nó) a um grau de importância superior, sendo que é fundamental a sua presença para a ligação entre outros nós. Ou seja, se o nó central for eliminado afectará toda a rede.

As Distribuidas são redes cuja estrutura forma uma "malha", os nós têm a mesma importância entre si, e para alcançar um deles existem vários caminhos possíveis. Isto significa que a eliminação de um ponto não afectará significativamente a estrutura da rede, ao contrário das centralizadas.

A palavra rede pode-se referir a vários assuntos, entre os quais:

Arquivo

Em arquivologia, é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser de vários tipos e em vários suportes. As entidades mantenedoras de arquivos podem ser públicas (Federal, Estadual Distrital, Municipal), institucionais, comerciais e pessoais.

No Brasil, a política de arquivos públicos e privados é gerenciada pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão ligado ao

Fluxograma

fluxograma (descrição e gráfico)

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.

O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.

Fluxograma da arquitetura

Na arquitetura de software o fluxograma é um tópico do que se chama de Partido Arquitetônico. Este partido se divide em:

O Fluxograma, é como a disposição das organizações de um projeto arquitetônico irá interagir. Existem várias formas dentro do fluxograma imperial, bem como, dentro do fluxograma exterial do espaço amostral disfarçado. São eles:

a) De cores: Com verde e amarelo predominando;

b) De números: Com 0 e 1 predominando;

c) De swarps: Com clips e fareways predominando.

Resumindo, O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efectuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando. A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

Ficheiro:LampFlowchart pt.svg

Conceito de Sistema e Sistema de Informação

Sistema

Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função. É uma definição tão abrangente que pode ser usada em uma grande variedade de contextos.

EX:
sistema econômico,
sistema computacional,
sistema solar,
a Biosfera,
“O Sistema” contra o qual alguns se revoltam,
sistema de injeção eletrônica.
O que unifica todos estes exemplos é o fato de que cada um deles possui um conjunto de elementos interrelacionados (chamados de componentes, subsistemas ou subunidades), e que podemos identificar alguma função desempenhada pelo sistema como um todo.
Sistema de Informação

Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefónicas, e os dados propriamente ditos. As actividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

Como área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de tecnologias de informação. O estudo de sistemas de informação é vulgarmente uma disciplina de administração e gestão comercial, e envolve frequentemente desenvolvimento de software, mas também se distingue concentrando-se na integração de sistemas computadorizados mediante os objectivos da organização. Esta área de estudo não deve, no entanto, ser confundida com Ciência da Computação, sendo esta mais teórica e matemática por natureza, ou com Engenharia dos computadores.

Os sistemas de informação podem ajudar no posicionamento competitivo de uma empresa. Distinguem-se três níveis de análise.

  1. Os suportes na ajuda ao controlo da cadeia interna. Estes são os mais recentes, os mais pragmáticos e encontram-se ao alcance do gestor. São soluções de redução de custo e gestão da performance. Indicam-se sob o nome "Análise de Fluxo de Negócio" (BWA - Business Workflow Analysis) ou "Sistemas de Gestão de Negócio p2p". Redes de ferramentas asseguram o controlo do conjunto de funções da empresa; o efeito em tempo real dos custos de disfunções perturba a contabilidade, avaliação e relatório dos resultados financeiros, articulados na avaliação e nos relatórios de controlo de qualidade.
  2. Qualquer empresa de sucesso tem uma (ou duas) funções que desempenha melhor que a competição: competência de núcleo. Se uma competência de núcleo de uma empresa lhe oferece uma vantagem no mercado a longo prazo, é designada de vantagem competitiva persistente. Para uma competência de núcleo atingir este nível terá que se tornar difícil de imitação, única, persistente, superior à concorrência, e aplicável a múltiplas situações. Alguns exemplos de características empresariais que podem constituir uma vantagem competitiva persistente são: melhor qualidade do produto, contratos de distribuição extensíveis, equidade acumulada no ramo e reputação positiva da empresa, técnicas de produção de baixo custo, patentes e direitos de autor, monopólios protegidos pelo estado, e melhores equipas de funcionários e gestores. A lista de características de uma vantagem competitiva persistente é muito extensa. No entando existem alguns comentadores que defendem que no mundo da concorrência rapidamente adaptativa, nenhuma dessas vantagens consegue persistir por um longo prazo. Estes defendem que a única vantagem competitiva verdadeiramente persistente é construir uma organização tão alerta e ágil que consiga sempre detectar vantagens imediatamente, independentemente das alterações no mercado.
  3. Os sistemas de informação muitas vezes ajudam e ocasionalmente constituem estas vantagens competitivas. A rápida velocidade das mudanças tornou crítico o acesso à informação pontual e actual em ambientes competitivos. Os sistemas de informação, tal como os sistemas de rastreio de ambiente comercial, ajudam praticamente todas as vantagens competitivas. Um exemplo é a Wal-Mart, que usavam uma extranet para integrar toda a sua cadeia de fornecimento. Esta utilização dos sistemas de informação deu a Sam Walton uma vantagem competitiva durante duas décadas. Outro exemplo é a Dell Computer, que usava a Internet para comercializar PC's à medida. Michael Dell ainda beneficia desta promoção de baixo custo e técnica de distribuição. Outros exemplos são eBay, Amazon.com, Federal Express, e Análise de Fluxo de Negócio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Dados e Informações

Qual a diferença entre eles, e exemplo.

Dados:

Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registro que identifica alguma coisa tanto objeto ou animal.
EX:

Após tremor arrasador, desafio do Chile é resgate

Informacão:

Consideremos inicialmente as informações que são mensagens recebidas sob forma de dados. Uma mensagem dessas torna-se informação se o seu receptor consegue compreender o seu conteúdo, isto é, associar a ela, mentalmente, um significado. Assim, se essa mensagem não for compreensível (por exemplo, escrita ou falada em uma língua desconhecida), ela não será uma informação, mas simples dados. Note-se que essa é uma caracterização, e não uma definição, pois estou considerando aqui uma acepção ingênua de "compreender" e "significado"; vou elaborar esses conceitos mais adiante. Um exemplo é uma tabela de nomes de cidades do mundo e temperaturas máxima e mínima ocorridas no dia anterior, como essas publicadas diariamente em alguns jornais. Essa tabela, que consiste de simples dados, é interpretada por um leitor como contendo uma porção de informações, pois ele é capaz de associar o nome de cada cidade com o conceito que faz dela, os graus de temperatura com o conceito que ele tem de frio ou calor, etc. Se essa tabela, com seus títulos e nomes de cidades, fosse vista por alguém que não conhece a língua em que foi escrita, e ainda em caracteres desconhecidos, como os ideogramas orientais para um ocidental, ela seria simplesmente um amontoado de dados. Eles poderiam ser reproduzidos, formatados, ordenados pelos nomes das cidades (dada uma seqüência alfabética das letras) ou pelos números representativos das temperaturas. Esses são processamentos típicos de dados.
EX:
SANTIAGO - Um dia após o maior terremoto dos últimos 25 anos no Chile - que atingiu 8,8 graus e deixou mais de 300 pessoas mortas e pelo menos 2 milhões de desabrigados - o trabalho de resgate continua. Em Concepcíon, a segunda cidade do país e a mais atingida pelo tremor, mais de 100 pessoas continuam presas nos escombros de um prédio de 14 andares que se partiu ao meio e desmoronou em parte. De acordo com os bombeiros, o trabalho pode durar duas semanas. Quarenta pessoas já foram retiradas do edifício. O único supermercado da cidade que abriu as portas neste domingo foi saqueado . A polícia precisou usar gás lacrimogênio para conter as centenas de pessoas. Veja imagens da destruição em Concepción .

Diferença de Dado e Informação:


Dados são numeros, medidas, valores. Uma informação é basicamente a interpretação e compreendimento de um conjunto de dados.

Fonte(s):

http://en.wikipedia.org/wiki/Data





Check-list

O que é, e um exemplo de Check-list.


– Esqueci de pegar mais cartão de visita!
– Não comprei a vela do bolo!
– Não lembrei de pegar papel higiênico!

Se você é um vendedor, decore a meia dúzia de itens para verificar antes de sair para a rua: documentos, talão de notas, amostras, catálogos, celular, pegar recados, deixar recados, cartões de visita...
Se você vai dar uma festa, relacione em detalhes, com antecedência e calma, tudo que vai precisar.
Se você vai ao super-mercado periodicamente, decore ou faça uma lista do que pode precisar comprar.

– É isso! – Check-list!

Check-list – você já ouviu falar...!
Super simples. Super útil.

Check-List é uma lista de verificação. Uma relação de itens a serem observados.
Só isso.
Feita num papel, no computador, numa planilha, numa ficha, na cabeça.

Um check-list é usado para evitar esquecimentos, falhas, desconfortos, prejuízos, acidentes!

Em vários casos um check-list é útil. Em muitos casos um check-list é super-útil. E, numa porção de casos ele é imprescindível!
Imagine a revisão do seu carro ser feita sem um check-list.
Imagine a manutenção de um avião sem um check-list!

Exemplo:

Festa de Fim de Ano, de Casamento, e outros Eventos – como planejar e fazer

Festa de Fim de Ano, Festa de Casamento, Churrasco de Confraternização, Festa de Natal, de Inauguração, de Abertura, de Encerramento...

Check-List para Eventos “Comemorativos”
1. Verba - estimar, definir ou esclarecer qual o valor total disponível; tratar com a confidencialidade adequada.
2. Programar a data ou o período possível, desejado.
3. Estimar a quantidade de participantes prováveis.
4. Definir ou esclarecer o tipo de evento: ambiente, tema, traje, atrações, comes e bebes, duração e horários, localização (região).
5. Verificar necessidade de licenças, autorizações, alvarás, aprovações.
6. Elaborar estimativas e um planejamento das despesas.
7. Avaliar prazos e traçar um cronograma inicial. Detalhar durante o processo.
8. Contratar / confirmar o local, verificando tamanho, acessos, segurança, iluminação, ventilação, utilidades (água, energia, gás, ar condicionado central), documentação (licenças, inspeções de segurança e sanitárias) e estado geral dos ambientes e seus equipamentos:
8.a. Salão
8.b. Cozinha
8.c. Sanitários
8.d. Vestiários
8.e. Salas de apoio
8.e.i. Berçário / Fraldário
8.e.ii. Depósito
8.e.iii. Guarda-Volumes
8.e.iv. Enfermaria
8.e.v. Sala p/ Fumantes
8.f. Área “externa” (pátio, jardim, portaria, etc.)
8.g. Estacionamento
9. Contratar serviços e equipamentos (locação)
9.a. Buffet
9.a.i. Água e Café (p/ palestrantes)
9.a.ii. Drinks e aperitivos
9.a.iii. Refeições
9.a.iii.1. Entrada
9.a.iii.2. Pratos Principais
9.a.iii.3. Sobremesa
9.a.iii.4. Especiais
9.a.iv. Doces e Bolo
9.a.v. Café de Saída
9.b. Equipamentos
9.b.i. Mobília (mesas, cadeiras, etc.)
9.b.ii. Equipamentos operacionais (fogão, forno, fritadeira, etc.)
9.b.iii. Equipamentos de serviço (balcões normais, aquecidos ou refrigerados, réchauds, baldes p/ bebidas, bandejas, etc.)
9.c. Serviços de Mesa e Apoio
9.c.i. Louças, cristais, talheres, toalhas e guardanapos
9.c.ii. Tapetes
9.c.iii. Lixeiras
9.c.iv. Cinzeiros
9.c.v. Baú p/ Presentes
9.d. Atrações
9.d.i. “Convidados” especiais
9.d.ii. Animadores
9.d.iii. Equipamentos de lazer
9.e. Luz, Som e Decoração (LSD) – inclui apresentações áudio-visuais e comunicação visual (sinalizações).
9.f. Flores (arranjos, vasos, etc.)
9.g. Segurança, Recepção e Assistência (vigias, valets, baby-siter, etc.)
9.h. Confecção de Impressos
9.h.i. Convite
9.h.ii. Programa e Instruções
9.h.iii. Sinalizações (se não inclusa em LSD)
9.i. Lembranças (confecção / fornecimento)
9.j. Fotografia e Filmagem
9.k. Limpeza online (geral: salão, mesas, sanitários, etc.) e atendimento de incidentes.
10. Fazer Planejamento e Programação Operacional do Evento
10.a. Determinação, esclarecimento e divulgação de responsáveis.
10.b. Definição detalhada dos horários de cada atividade.
10.c. Definição de protocolos.
10.d. Análise de possíveis contingências (análise “what-if”), definição e divulgação dos correspondentes procedimentos ou planos de ação. Exemplos: pode chover, faltar energia, etc.
10.e. Prever Inspeções e Testes (a realizar c/ antecedência)
11. Realização
11.a. Comando Geral (liberação e ritmo das atividades)
11.b. Supervisão Operacional
11.c. Encerramento
11.d. Saída / Despedida
11.e. Verificações
12. Liquidação
12.a. Devoluções de itens locados e itens não consumidos
12.b. Pagamentos
12.c. Balanço / Relatório

Observações e Recomendações
• É necessário considerar a interação que normalmente ocorre entre grande parte das atividades. Assim muitas delas só se consolidam em conjunto. Exemplos: 1. a determinação da data pode depender da disponibilidade do local, de um “convidado” especial, etc. 2. um gasto maior que o previsto com “lembranças” pode implicar em reduzir por exemplo a despesa com equipamentos de lazer.
• Vários serviços podem ser agrupados na forma de “pacotes”. Em muitos casos isso é conveniente e aconselhável. Exemplo: contratar a Limpeza Online, Serviços de Mesa e Apoio e as Lembranças junto com o serviço do Buffet
• Durante todo o processo deve-se fazer um “follow-up”, acompanhando e assegurando o andamento de cada atividade conforme programado. Com rigor determinado em função da criticidade de cada item e da confiabilidade nos seus responsáveis, sendo em muitos casos aconselhável também se fazer “inspeções”.

VíVinculo Administração x Tecnologia

Qual a relação entre Administração de Empresas e a Tecnologia?


Existem poucos estudos sobre análises do desempenho da Tecnologia da Informação em pequenas empresas, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. O artigo propõe-se a analisar os impactos que a Tecnologia da Informação provocou nos aspectos organizacionais, referentes aos critérios de desempenho nas empresas analisadas, além de identificar a sua amplitude de uso, os fatores que contribuem para o seu êxito, os motivos que levaram ao seu uso e as dificuldades encontradas na sua implantação. Consideraram-se fatores como os seguintes: a) aumento da continuidade; b) melhoria dos controles; c) condições de proporcionar maior compreensão das funções produtivas. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo multicaso em 25 empresas, no primeiro trimestre de 2002, que atuam nos setores eletro-eletrônico, distribuição e comércio e serviços. Os resultados indicaram que a implantação da Tecnologia da Informação (TI) trouxe como maiores fatores de êxito, apontados pelas empresas, os dois seguintes: a percepção da necessidade pelos usuários e o apoio da cúpula administrativa. Como benefícios foram destacados esta dupla: melhoria na compreensão produtiva, aumento na satisfação do usuário.